Mulheres na ciência: Elisa Leonida Zamfirescu
- Schumaster
- 2 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Bem vindos a mais um post da nossa série mulheres na ciência, onde nós procuramos trazer um pouco sobre a participação do sexo feminino em áreas que envolvem a Fórmula 1. Continue nos acompanhando para ver mais posts dessa série.
Elisa Leonida Zamfirescu
Foi uma engenheira romena, considerada umas das primeiras engenheiras do mundo.
Nascida em 10 de novembro de 1887, na cidade de Galați, seu avô e irmãos engenheiros, por influência da família Elisa desde pequena obteve um grande interesse na área, no entanto o machismo a impediu de ingressar em uma faculdade. Apenas no ano de 1909, foi aceita na Universidade Técnica de Berlim, em Charlottenburg, onde se graduou em 1912 em engenharia, com licenciatura.
Após sua formação Elisa viltou para sua terra natal e trabalhou como assistente no Instituto Geológico da Romênia, porém deixou seu trabalho durante a Primeira Guerra Mundial, para ingressar na Cruz Vermelha e também, no mesmo período, administrou um hospital em Mărășești, como forma de ajudar seu país durante a guerra.
Com o fim da guerra Elisa retornou o instituto, desenvolvendo diversos projetos de campo, onde se identificaram reservas de cobre, ferro, bauxita, carvão e cromo no país, além de ter chefiado laboratórios na instituição. Durante o mesmo período ela trabalhou também lecionando física e química em algumas instituições.
No ano de 1963, aposentou-se do trabalho, mas lutou pelo desarmamento em seu país. Anos depois, em 1973, ela morreu aos 86 anos, em Bucareste.
Curiosidades:
Um prêmio dado para mulheres que trabalham nas áreas de ciência e tecnologia foi nomeado em sua homenagem na Romênia, o Premiul Elisa Leonida-Zamfirescu.
Elisa foi a primeira mulher membro da A.G.E.R. (Associação Geral de Engenheiros da Romênia).
Google resolveu prestar a Elisa Leonida Zamfirescu uma homenagem dando a ela um Doodle para assinalar o 131º aniversário do nascimento da engenheira romena.
Comments